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Pare de fumar! Você quer viver mais e melhor?

30 ago, 2012   //   por admin   //   Saúde  //  Sem comentários

Porque parar de fumar?

Em primeiro lugar, por uma questão de saúde. Parar de fumar diminui o risco de morte prematura. Os ex-fumantes vivem em média mais anos do que os fumantes e reduzem o risco de virem a sofrer de uma doença cardiovascular, de câncer ou de doenças respiratórias graves e incapacitantes.

Vale a pena parar de fumar em qualquer idade?

Os benefícios são tanto maiores, quanto mais cedo se parar de fumar. Porém, sempre há benefícios em deixar o hábito do cigarro, mesmo em idades mais avançadas.

Quais são os benefícios de deixar de fumar?

• Após oito horas, os níveis de monóxido de carbono no organismo baixam e os de oxigénio aumentam;

• Passadas 72 horas, a capacidade pulmonar aumenta e a respiração torna-se mais fácil;

• Com cinco anos de abstinência do tabaco, o risco de câncer da boca e do esôfago é reduzido para metade;

• Ao final de dez anos, o risco de câncer do pulmão  cai pela metade do verificado em fumadores, e o de outros tumores diminui consideravelmente.

• Após 15 anos de abstinência, o risco de doença cardiovascular é igual ao de um não fumador do mesmo sexo e idade

• A aparência renovada, o hálito mais fresco, a rigidez do envelhecimento precoce e a poupança econômica são fatores adicionais que podem motivar a sua decisão.

Como devo proceder?

Deixar de fumar pode ser difícil. Tratando-se de um hábito com dependência física e psíquica, os sintomas de privação do tabaco nem sempre se conseguem ultrapassar sem ajuda. Planeje a sua decisão calmamente e, se necessário, recorra a apoio médico. Envolva a família, amigos e colegas de trabalho no processo.

Onde posso encontrar ajuda?

Consulte o seu médico . Ele poderá indicar-lhe medicamentos (alguns de venda livre), cuja utilização duplica o grau de sucesso de parar de fumar, recomendar-lhe apoio psicológico ou encaminhá-lo para as consultas de cessação tabágica, disponíveis em vários pontos do país.

Conselhos úteis

Querer deixar de fumar e decidir fazê-lo são os passos mais importantes. Mas passar à prática exige esforço e auto-disciplina. Algumas rotinas poderão facilitar a tarefa:

• Fixe um dia para deixar de fumar. O estabelecimento de uma data ajuda a criar um sentimento de compromisso.

• Anuncie aos outros a sua decisão. Envolver os que lhe são mais próximos garante-lhe apoio e solidariedade.

• Identifique os seus hábitos tabágicos. Saber em que circunstâncias fuma habitualmente permite-lhe criar estratégias para contorná-las.

• Elabore uma lista de motivos para deixar de fumar e releia-a sempre que pensar em desistir.

• Aprenda a reagir à vontade de fumar. Os momentos em que sente grande desejo de voltar a fumar duram apenas alguns minutos.

• Faça uma alimentação saudável. Se a sua preocupação é o ganho de peso associado ao abandono do tabaco, procure substituir as gorduras, o açúcar e os alimentos ricos em sal por saladas, frutas e legumes.

• Tente evitar a proximidade de fumantes, bem como os cigarros e todos os objetos relacionados com o hábito de fumar.

• Pratique atividade física. Não só contribui para uma boa forma física, como ajuda a combater a ansiedade e as alterações de humor próprias dos ex-fumantes.

• Com o dinheiro que poupar no tabaco, compre algo que deseja há muito tempo.

• Se não conseguir de primeira, nem tudo está perdido. A recaída faz parte do processo de mudança. Marque uma nova data e volte a tentar.

Fonte:  Direção-Geral da Saúde – http://www.dgs.pt   


 

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